[Artista] Ricardo Cabral

Ricardo Cabral ,de Lisboa, é o ilustrador que falo hoje.

Como é normal, para mim, conheci-o enquanto estava á procura de livros na fnac na secção de banda desenhada, quando me deparo com o seu livro Israel Sketchbook, ao qual desde logo gostei muito, sentei-me no chão, porque a Fnac aqui do Porto está sempre com gente nos bancos almofadados, de pernas a chinês , como se costuma dizer, e sentei-me a desfolhar o livro. Adorei-o e tive pena de não ter dinheiro para o trazer para casa, e com pena de não haver outros do mesmo para eu ler ali.                   Este livro é como um diário de viagens ilustrado, mostrava tudo aquilo que eu não conhecia e não passa na televisão. O povo, a maneira como eles vivem, o seu dia-a-dia, em geral o seu quotidiano. E é fantástico. Admiro-o por tal trabalho, pois a meu ver não é nada fácil.                                                          Deixo umas imagens do livro e já falo do resto.

Ricardo frequentou o curso de Pintura na Faculdade de Belas Artes, e mal terminou a licenciatura realizou alguns trabalhos de ilustração e passado um tempo elaborou o seu primeiro álbum de Banda Desenhada, chamado de “Evereste”, sobre o alpinista João Garcia e a sua grande aventura, que posteriormente foi apresentado a Caderno, que pertencia a ASA.Depois de umas férias em Israel, onde fez alguns desenhos, dos quais foram mostrados á editora da ASA, e assim nasceu o Israel Sketchbook. E mais tarde publica o Newborn – 10 dias no Kosovo, que surge da ida ao Kosovo para uma pesquisa de um projecto.

Para estar a par de tudo e mais alguma coisa do ilustrador sigam-no no seu BlogSpot

Confesso que pessoalmente dá-me sempre vontade de ir passear pelo Porto, sentar-me em plena ribeira e desenhar o que me envolve. Mas hoje fico em casa, está frio. 🙂

Esta entrada foi publicada em Entrevistas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

