Já conhecem a Floripes?

E vou deixar os lobos de parte, temporáriamente, e dedico-me ás sereias, por assim dizer, cada vez que digo isto faz-me lembrar a Ariel, mas não tem nada a ver. Felizmente!
Floripes, a lenda sobrenatural de Olhão, Faro, é sobre quem me vou dedicar durante um mês, mais ou menos, assim espero. Ainda não tenho nada a não ser ideias na cabeça e já é bem bom!

Retirei um mini texto contado pela Inês Azevedo, se não estou em erro, sobre quem é Floripes. Houve até um filme para aqueles lados que ando a ver se o vejo.

“A Floripes era uma deusa encantada que estava no mar, nos rochedos e ao pé da praia, na areia. A minha avó contava-me quando eu era pequenina que haviam pescadores que quando iam à pesca aqui em Olhão, no mar, depois quando eles vinham de barco para a terra, depois estava lá uma deusa que parecia tipo sereias. Então essa deusa tinha o poder de encantar os pescadores e desafiava-os também. A minha avó contava-me que houve uma vez um pescador foi à pesca e depois viu quando vinha para casa a deusa, a Floripes disse-lhe para ele ir para debaixo de água com ela que ela preparava-lhe uma grande surpresa e o pescador tinha um bocado de medo, porque a Floripes era metade humana, metade peixe, era tipo as sereias, por isso é que era uma deusa. Então o pescador ficou com um bocado de medo e não quis ir para debaixo de água com ela e então fugiu. É nisso que se fala da Floripes, que ela era uma deusa encantada que desafiava os pescadores, e depois estes  ficavam com medo.”  Retirado de Lendarium

Deixo também para me inspirar uma pintura do Carlos Porfírio:

 

Esta entrada foi publicada em Projectos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

