Reciclagem de capas de livros

Penso ser um tema bastante falado pelo facebook e que volta e meia gozamos um pouco. Até a Clarinda tem uma rubrica no seu blog intitulado de “Eu já vi” que trata mesmo a repetição de capas no mercado editorial. Embora englobe o mundo todo, o mais “preocupante” é ver as Portuguesas.

A ver a mais recente:
Que tem tudo a ver com a da escritora conhecida Sherrilyn Kenyon, e que está no mercado desde Janeiro de 2013, se o site não engana.

Mas este é só um exemplo, vejam o site da Clarinda, basta clicar no link lá em cima para irem directamente a rubrica.
Tendo em vista que nada se tem contra as escritoras e editoras, não imagino como são feitas estas coisas. Senão chega a patroa a perguntar se já fizemos a capa para determinado livro que temos que apresentar para fechar a semana ou época ou lá como é. E apresentava a imagem de cima (a primeira, visto que veio depois). Ora bem na verdade não teria coragem de o fazer.
Já lá vai o tempo em que se juntava o fotografo e o responsável do design da capa para fazer uma sessão fotográfica para a mesma. No entanto o stock está mesmo cheio disso, de stocks.
Estando num ramo editorial e ser responsável pela primeira coisa que o leitor vê, é de facto uma grande responsabilidade. E vou transcrever o que a Ju disse porque sim…
“Eras tão gozada nos jantares. Então fazes uma capa igual a que a SDE fez da SK. Onde estavas com a cabeça?” De facto…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Outros assuntos. ligação permanente.

6 respostas a Reciclagem de capas de livros

  1. Clarinda diz:

    É mesmo assim Raquel e os criadores sem emprego…
    Esta semana tenho lá mais duas portuguesas!
    bjs
    Clarinda

  2. Ne diz:

    Também tenho uma rubrica assim há já bastante tempo. Se quiseres dá uma expreitadela, já que és referida em alguns posts….

    http://romanceentreaspas.blogspot.pt/search/label/Encontra%20as%20Diferen%C3%A7as

  3. Nem de propósito, ainda ontem partilhei esse novo livro de Rita Leston e logo uma amiga me alertou para essa semelhança das capas. E eu fiquei chocada. Na opinião dela é mau, mas o que importa é o conteúdo. Mas eu acho que é mesmo má estratégia de marketing, porque eles têm obrigação de conhecer o seu público-alvo, e ter noção que alguém vai dar pela cópia, e até divulgar. E isso cai mal, porque denuncia a falta de cuidado e de gosto pelo produto que estão a vender…
    Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s