[Arts and Crafts] Giotto Stilnovo Aquarelável

Como é habitual lá me meti nas trocas secretas no Sinfonia dos Livros, desta vez na época da Páscoa (acho que foi) e calhou-me ter a madrinha Maria *hihhi* que entre muitas coisas me ofereceu, recebi uns lápis aquarelável da Giotto. *hurray* mais uma vez obrigada Maria. ❤

Então antes de mais, a caixa tinha 24 cores, as que se vê na imagem.
Tal como já se deve ter reparado estes lápis são solúveis em água para dar o efeito aguarela.

Para tal fiz duas experiências para verem, avisando já que os resultados serão diferentes consoante o papel que tiverem para pintar, especialmente em textura e gramagem. Eu por acaso só tinha papel de aguarela que tem uma certa textura.
DSC_0016Também para se reparar que  se pode controlar a quantidade de pigmento libertado pela densidade que se vai pintar e que claro depois vai influenciar quando formos literalmente meter água *hihih*
DSC_0018Uma mistura de 4 cores. Acho que é bem visível como fica com o pigmento, também pela folha, mas não só. A junção de cores é muito boa na maior parte das cores, até mesmo o cinza com o preto. Se bem que o preto depois da água não fica 100% preto é preciso ter muita pigmentação.
O meu problema seria que eles são muito mais macio que os outros *o que nem é sempre um problema óbvio* mas por vezes é difícil ter uma ponta que dure sem desfazer ou partir, por isso cuidado com isso. *acho que volta e meia se nota isso no vídeo, o que vale é que em intervalos de vídeo fui afiando. *que já agora é muito mais fácil se usarem um x-acto para afiar, que um afia de lâmina*
DSC_0019Assim com muita pigmentação, obtém-se um efeito mais directo a aguarela em si.
Mas por acaso eu gosto deste efeito de lápis-aguarela.
Mas não o façam dentro do desenho para não saturar o papel, mas sim numa folha aparte.
Já agora este papel em cima já não tem tanta textura como o anterior e o que é usado no vídeo.

Para experimentação usei uma ilustração que Hino fez para um dos capitulo do volume 18 do Vampire Knight. Que poderão ver também no extra do volume 19 que tem a maior parte das ilustrações dela. Visto também no vídeo.

Posso dizer que gostei muito dos castanhos principalmente para a pele deles. Fiquei um pouco desiludida com o branco que parecia só actuar sobre o papel já molhado.
E façam de conta que o fundo não tem rosas, porque eu no final já tinha desistido de as pintar *preguiça mesmo*

Apesar de tudo gostei de os usar e talvez com mais prática consiga adapta-lo ao estilo de desenho. Por até acho interessante o resultado final de lápis-água.
17

Esta entrada foi publicada em Arts and Crafts, Projectos. ligação permanente.

2 respostas a [Arts and Crafts] Giotto Stilnovo Aquarelável

  1. Maria João Sousa Silva diz:

    ainda bem que gostaste. fico tão feliz 🙂

  2. Cristina Lima diz:

    Dão um efeito muito giro!

Deixe uma Resposta

