Hist. Coreia do Sul

Ainda estou a trabalhar nisto.
Volta mais tarde

 

A Coreia estava ocupada pelo Japão desde a Primeira Guerra Sino-Japonesa (1894-1895). Só no final da II Guerra Mundial, os Aliados decidiram estabeleceram planos conjuntos de ocupação dos territórios que tinham sido tomados pelo Japão, assim a Coreia após a guerra iria ter a independência. Entretanto, após a invasão da Manchúria e da porção norte da península pelos soviéticos, e do desembarque dos americanos em Incheon, o país foi dividido em dois na região do paralelo 38.

A divisão temporária da Coreia estabelecida no fim da Guerra acabou sendo mantida, conforme aumentavam as disputas entre EUA e URSS. Com os desentendimentos pós-guerra entre soviéticos e Estados-Unidos, o país continuou dividido em duas zonas de influência, seguindo-se, em 1948, da instalação de dois governos separados: um no norte, socialista, pró-soviético, e outro no sul, capitalista e influenciado pelos Estados Unidos.

Em Junho de 1950, começou a Guerra da Coreia em que o sul era apoiado pelos Estados Unidos e o norte peça União Siviética. Embora tenham chegado a um impasse nos três anos seguintes e mantendo a península dividida pela demarcação original, perto da fronteira do paralelo 38.
A partir daí, a República da Coreia, no sul, sob o governo autocrático de Syngman Rhee e a ditadura de Park Chung-hee, alcançou um rápido crescimento económico. A agitação civil dominou a política até que os protestos tiveram sucesso em derrubar a ditadura e instalar uma forma de governo mais democrática nos anos 80. Nas décadas seguintes a Coreia do Sul expandiu sua economia, se tornando uma potência regional.

Arte!!!!
Como seria de esperar centro-me na pintura \o/
Não dá para falar da arte asiática sem falar mesmo da China, muitos coreanos e japoneses que queria ser artistas foram para a China aprender os estilos de pintura moderna, influenciando muito a sua arte.

Assim falaremos por períodos:
Goryeo/Koryŏ, entre 918 e 1392, a pintura foi utilizada mais ao serviço do budismo (Gwaneum Bosal). A arte era patrocinada pelas grande familias de Goryeo e a arte tinha uma qualidade excepcional com um grande detalhe, referente a santos ou a monges.

 

 

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar